www.audicoelum.mus.br

Regência

Roberto RodriguesRoberto Rodrigues

Bacharel em Regência pela Universidade de São Paulo, organista e arranjador com formação autodidata. Cantou e tocou na Paróquia do Imaculado Coração de Maria, em Higienópolis.

Teve como professores Aylton Escobar (regência), Gilberto Mendes, Mário Ficcarelli e Willy Corrêa de Oliveira (criação musical), Marcelo Jaffé (viola), Heloísa Zani e Paula Christina Monteiro (piano) e Lorenzo Mammi, entre outros.

Como bolsista do Programa BID/USP fez um curso de “Aperfeiçoamento em Regência Orquestral” na Itália.

Master Classes: contraltista Paulo Abel do Nascimento (Brasil/França), Maestro e compositor Eric Whitacre (EUA), Maestro Carlyle Weiss (EUA), Maestro e arranjador Néstor Zadoff (Argentina), Maestro e arranjador Pablo Trindade (Uruguai), Maestro e arranjador André Protásio (Brasil), Maestro Helmuth Rilling (Alemanha), compositor Hans-Joachim Koellreutter (Brasil), Maestro Roberto Ricardo Duarte (Brasil) e musicólogo Paulo Castanha (Brasil).

É Sócio Fundador da ABRC - Associação Brasileira de Regentes de Coros e da APARC - Associação Paulista de Regentes Corais, onde foi membro da diretoria por duas gestões, coordenando as edições do Informativo APARC, e participando de palestras e workshops com renomados músicos como Walter Lourenção, Naomi Munakata, Martha Herr, Mara Campos, Abel Rocha, Martinho Lutero, Carlos Alberto Figueiredo, entre outros. Pela APARC já realizou cursos de Edição Musical no Computador.

regendo o Grupo Indaka - Coralusp no Anfiteatro Camargo GuarnieriComo diretor musical, já auxiliou na montagem das óperas La Traviata, de Verdi, e O Castelo do Barba Azul, de Bela Bartók. No teatro idealizou arranjos e dirigiu a parte musical de O inspetor geral de Gogol e Pinóquio de Collodi, junto ao Grupo de Teatro da Porto Seguro Seguros, com a diretora teatral Leslie Marko, e também O Cipriano de Cíntia Alves. Fez a linguagem coral do grupo de troianas na tragédia Hécuba, de Eurípedes, com direção de Esther Góes. Idealizou e dirigiu três espetáculos corais cênicos junto ao CORALUSP - grupo “Indaka”, com a direção cênica de Reynaldo Puebla.

Dirigiu a Orquestra de Bolsistas na “X Oficina de Música de Curitiba” e  participou do “25º Festival de Inverno de Campos do Jordão” como aluno de regência orquestral.

Participou como regente coral na Missa de Aniversário da Cidade de São Paulo no Pátio do Colégio por cinco anos consecutivos.

Foi regente do “Coral São Luís”, participando diversas vezes do Festival de Música Sacra de São Paulo, e sendo convidado pelo Coro da OSESP para uma apresentação especial de natal com este grupo na Sala São Paulo.

Regendo o Grupo Arsis no XII Concurso Nacional de Composição Ritmo e Som / Instituto de Artes – UNESP / 1998, recebeu “Menção Honrosa” pela execução das duas obras premiadas do compositor Marcelo Queiroz .

Como arranjador, sua produção excede 100 obras, sendo muitas já gravadas em CDs.

Foi regente no Coralusp entre 1989 e 2009, onde dirigiu vários grupos, e foi regente adjunto nas montagens das seguintes obras corais sinfônicas: Os Carnavais / Francis Hime, Magnificat - Aleluia de Villa-Lobos, Sinfonia dos Salmos de I. Stravinsky, Missa em sol maior de F. Schubert, Le Roi David de Arthur Honegger, Missa da Coroação de W. A. Mozart, Missa em dó menor de W. A. Mozart, Messias de G. F. Handel, Carmina Burana de Carl Orff, Missa Diligite de Camargo Guarnieri, IX Sinfonia de Beethoven, Mandú-Çarará de Villa-Lobos e Te Deum de Dvorak.

espetáculo cênico 'ECOlógico' - MASPNo Coralusp também promoveu intensa atividade didática como professor de Percepção, Harmonia, Arranjo, Regência, Técnicas de Ensaio para Monitores, História da Música e Apreciação Musical, assim como apresenta palestras sobre Iniciação Musical e Audições Comentadas de grandes obras corais sinfônicas.

Junto à “Schlochauer Associados” desenvolveu os cursos “A Arte de Ouvir” e “Iniciação à Música Sacra”, sendo convidado para expor sobre música vocal no Classicismo e Romantismo em outros cursos da mesma produtora.

Dirigiu importantes obras como:

Cantatas Wir danken dir, Gott, BWV29, Nach dir, Herr, verlanget mich BWV150
e moteto O Jesu Christ, meins Lebens Licht BWV118 de J. S. Bach

Messe de Notre Dame de Guillaume de Machaut

Missa Papae Marcelli e Stabat mater a 8 de Palestrina

Officium defunctorum a 6 de Tomas Luis de Victoria

Miserere de Gregorio Allegri

 Magnificat e Lauda Jerusalem (2 sopranos, 2 coros e 2 orquestras) de Vivaldi

Cantatas pastorais: Non sò qual più m'imgombra e O di Betlemme altera de Alessandro Scarlatti

Messe de Minuit pour Noël, Noëls pour les instruments, Antiennes "O" de l'Avent, Litanies de la Vierge, Laudate Dominum, Nisi Dominus e In nativitatem Domini canticum de Marc-Antoine Charpentier

Magnificat de Henry Purcell

Oratório Jephte de Carissimi

 Paixão segundo São Marcos de R. Keiser

Lamentationes Jeremiae Prophetae de Orlando di Lasso

Messe de Requiem de André Campra

 

Em 2006 realizou um programa de Música Sacra como regente convidado junto ao Coral Jovem do Estado de São Paulo. Em 2007 regeu como maestro convidado na Comunidade Coral Luther King . É convidado para aulas, cursos, encontros, júris e palestras em igrejas, associações e congressos. É regente do Coral Porto Seguro Seguros e do Coral Itaú Unibanco.

Atualmente desenvolve atividades no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Roberto Rodrigues: robertorodrigues@audicoelum.mus.br


ensaio, Paróquia Assunção de Nossa Senhora, 2004 - foto: Luis Fernando Carbonari

ensaio, Catedral Evangélica (salão), 2004 - foto: Luis Fernando Carbonari

Paróquia Santa Cecília, 2004 - foto: Luis Fernando Carbonari

Paróquia Santa Cecília, 2004 - foto: Luis Fernando Carbonari

Mosteiro de São Bento, 2004 - foto: Luis Fernando Carbonari

Sagrado Coração de Jesus, 2004 - foto: Luis Fernando Carbonari

Mosteiro de São Bento, 2004 - foto: Luis Fernando Carbonari

Catedral Evangélica de São Paulo, 2005 - foto: Luis Fernando Carbonari

Fotos: Luis Fernando Carbonari