www.audicoelum.mus.br

 

 

Paróquia São Paulo da Cruz

R. Cardeal Arcoverde, 950 - Pinheiros (São Paulo - SP)

www.paroquiadocalvario.org.br

 

 

Igreja do Calvário - nave interna

 

 

Igreja do CalvárioA Igreja do Calvário

A Paróquia de São Paulo da Cruz, mais conhecida como Igreja do Calvário, se destaca na colina entre as ruas Cardeal Arcoverde e Henrique Schaumann, em Pinheiros. Para conhecermos suas origens voltamos ao Porto de Santos em 1911, quando os primeiros religiosos Passionistas chegaram ao Brasil, vindos de Buenos Aires. Em viagem para o Paraná, ficaram hospedados no Mosteiro de São Bento e foram apresentados a Dom Duarte de Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Paulo, surgindo assim o convite para trabalharem junto aos imigrantes italianos da cidade.

A primeira instalação foi no bairro do Brás, até que receberam do Coronel Oswaldo Nogueira de Carvalho adoação de um terreno com 10 mil metros quadrados no alto de uma elevação junto ao córrego Verde, naRuaArco Verde. Em 1913 construíram uma capela, que posteriormente foi ampliada para comportar um seminário. Em 1923 iniciaram uma campanha de arrecadação de fundos para a construção da nova igreja, quepassou a celebrar liturgias no dia 3 de janeiro de 1926, data de aniversário do fundador dos Passionistas, São Paulo da Cruz. A obra foi executada pelo arquiteto Padre Armelini, SJ, em estilo romano basilical, e o altar mor foi projetado por Benedito Calixto (que nomeia a praça em frente à igreja), sendo consagrado por Dom José Gaspar em 6 de julho de 1940.

Igreja do Calvário - órgãoO campanário, inaugurado em 1937, possui cinco grandes sinos: o mais pesado (1.731 quilos) foi dedicado a Jesus Crucificado, o segundo (759 quilos), recebeu o nome de Mater Dolorosa, o terceiro (478 quilos) foi dedicado a São Paulo da Cruz, o quarto (350) quilos foi dedicado a São José e o quinto (188 quilos) foi dedicado a Santa Gema Galgani. Os sinos eram tocados manualmente e só receberam acionamento eletrônico em 1981.

O órgão, com 2.400 tubos e três manuais, foi construído por Carlos Möhrle dentro da própria igreja, entre 1946 e 1947. A inauguração, no ano seguinte, contou com um concerto transmitido pela Rádio Excelsior. O desenho da fachada e a disposição dos registro é de Ângelo Camin.

O antigo convento serviu de enfermaria para as vítimas da gripe espanhola, e foi demolido em 1990, pois não apresentava possibilidades de recuperação. As paredes tinham entre 40 a 60 centímetros de espessura, sem vigas de concreto para sua sustentação. Atualmente o espaço do convento é ocupado pelo estacionamento.

 

São Paulo da Cruz

 

Os Passionistas e São Paulo da Cruz (1694-1775)

A Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Congregatio Passionis Iesus Christi) é formada por sacerdotes e leigos, cujo trabalho de evangelização é centrado na Paixão de Jesus Cristo: "a maior e a mais admirável obra do amor divino" .

A ordem foi fundada por São Paulo da Cruz em 1720. Paulo da Cruz, nascido na Itália como Paulo Francesco Danei Massari, era o primogênito de uma família nobre, e chegou a lutar junto aos venezianos contra os turcos. Em 1720 teve uma visão de Nossa Senhora em um hábito preto com o nome de Jesus e segurando uma cruz, que lhe indicava para para fundar uma nova ordem religiosa devotada a pregar a Paixão de Cristo. Foi canonizado em 1867 pelo Papa Pio IX, e sua festa é celebrada no dia 19 de outubro.

 

 

 

 

Igreja do Calvário - São Miguel Arcanjo Igreja do Calvário - detalhe do interior

Igreja do Calvário - detalhe do altar mor

Igreja do Calvário - detalhe do interior

 

concerto: 19 de agosto de 2009 - 20h30

 

 

 


 

 

 

[página anterior]