|
|
Ensaios Abertos:
Dia 13 de maio de 2004 o Audi Coelum recebeu portadores de deficiência visual da LARAMARA <clique> para um ensaio aberto no Mosteiro de São Bento. Este ensaio teve um caráter didático, incluindo uma explicação detalhada do grande órgão Walker pelo Ricardo Pistori, organista do Mosteiro.
Realizada em 24 de maio de 2004 no Auditório do Pateo do Collegio. palestrante: Roberto Rodrigues
A palestra exemplificou, através de obras com textos sacros e seculares, como se evidenciam, pela música, os seguintes tópicos:
A palestra, além dos exemplos, foi ilustrada com paralelos na pintura, escultura, arquitetura e literatura.
O coro na capela papal durante o Renascimento
Realizada em 21 de novembro de 2004 no Auditório do Colégio Nossa Senhora de Sion. palestrante: Roberto Rodrigues
A Capela Sistina destaca-se no Vaticano por ter sido a capela papal durante séculos. Colocou-se sempre o melhor empenho em decorá-la, com afrescos de famosos pintores como Michelangelo, e também na elaboração da liturgia e seu acompanhamento musical. Ainda hoje é visitada por milhares de pessoas, e nela é feito o conclave dos cardeais quando da escolha de um novo Papa.
Tópicos abordados:
A palestra, além dos exemplos musicais, foi ilustrada com paralelos na pintura, escultura, arquitetura e literatura. Apoio Cultural: Agradecimentos: Colégio Nossa Senhora de Sion Ângela Maria Ragnelli
Música Sacra
Missa do Dia das Mães, 08 de maio de 2004, 18h [fotos] Capela do Colégio Maria Imaculada
Missa do Dia dos Pais, 08 de agosto de 2004, 18h30 [fotos] Paróquia Assunção de Nossa Senhora Nesta missa foram cantados especialmente: Gloria & Sanctus da Missa de Angelis, em gregoriano
Missa de 7o dia de falecimento de André Chamouton, também por intenção de Abel Godinho Paróquia São Luís Gonzaga, 10 de junho de 2005, 19h30 Missa de Domingo de Ramos e procissão, 09 de abril de 2006, 19h30 Paróquia Nossa Senhora do Brasil
Durante a passagem do Les Arts Florissants por São Paulo, o Audi Coelum presenteou o Sr. William Christie, diretor do grupo, com os volumes 1 e 2 da Série 'Música Brasileira' da EDUSP - Editora da Universidade de São Paulo, contendo obras dos compositores André da Silva Gomes e Manuel Dias Oliveira. Além dos dois concertos, estivemos presentes nos coquetéis oferecidos pela Telefônica e pela Aliança Francesa, oportunidade para contatos valiosos com os músicos do grupo francês.
O Les Arts Florissants esteve em São Paulo apresentando dois programas diferentes na Sala São Paulo, dentro da Temporada da Sociedade de Cultura Artística, nos dias 1 e 2 de outubro de 2004. Os concertos foram comemorativos ao Tricentenário da Morte de Marc-Antoine Charpentier e ao 25. aniversário do grupo.
Exposição Fotográfica: 1o aniversário Esta exposição de fotos dos projetos apresentados neste primeiro ano do Audi Coelum foi realizada no átrio da Catedral Evangélica de São Paulo no dia 5 de junho de 2005, antecedendo o concerto 'Eucaristia'. Além dos cartazes de todos os concertos, 8 pranchas com fotos mostraram o trabalho do grupo pela visão sensível de dois fotógrafos: Rodrigo Rabelo e Luis Fernando Carbonari.
2004
I centenário da presença dos frades franciscanos da Terceira Ordem Regular da Penitência no Brasil. Concerto de 'Música Devocional Mariana' realizado no Santuário Nossa Senhora de Fátima com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.
450 anos da construção da primeira igreja em São Paulo e fundação da cidade pelos jesuítas. Concerto no Pateo do Collegio iniciado com a recitação da oração 'Ave Maria' em tupi-guarani, como ensinado aos índios pelo Beato José de Anchieta.
Centenário da chegada ao Brasil do maestro Fúrio Franceschini. Concertos na Capela do Colégio Nossa Senhora de Sion e na Igreja de Santa Cecília com o programa 'Música na Capela Sistina'. Também homenageado o último mestre-de-capela da Sé de São Paulo, Pe. João Lyrio Tallarico.
300 anos de morte de Marc-Antoine Charpentier. Concerto com obras deste compositor do barroco francês no Mosteiro de São Bento e no Santuário do Sagrado Coração de Jesus
2005
Ano da Eucaristia, declarado por João Paulo II, de outubro de 2004 à outubro de 2005. Concertos do programa Ευχαριστία na Catedral Armênia Católica, Catedral Greco-Melquita e Catedral Evangélica de São Paulo.
70 anos da presença da comunidade católica armênia no Brasil e a lembrança dos 90 anos do genocídio armênio, onde 1 milhão e meio de armênios perderam suas vidas. Concerto na Paróquia São Gregório Iluminador (Catedral Armênia Católica) com o programa Ευχαριστία, cantando obras em armênio.
|