www.audicoelum.mus.br
Concertos Realizados - 2004
maio - 2004
I série de Concertos: Música Devocional Mariana
(clique)
Patrocínio:
www2.melhoramentos.com.br/papeis/index.html
agosto - 2004
AUDI COELUM a cappella
dia 15 de agosto, domingo, 17h
Dia da Assunção de Nossa Senhora
Obras sacras de Machaut, Desprez, Palestrina, Hassler, Victoria, Arcadelt, entre outros. Regência: Roberto Rodrigues.
Paróquia Assunção de Nossa Senhora
Alameda Lorena 665
ENTRADA FRANCA
PROGRAMA
Ave Maria (recitado) |
texto em tupi-guarani: Beato José de Anchieta |
antífona:
Salve Regina
|
gregoriano |
Assumpta est
Maria |
Gregor Aichinger (1564-1628) |
Nitida Stella |
anônimo, século XVI |
Alma redemptoris mater |
Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525-1594) |
Ave Maria |
Tomás Luis de Victoria (c.1548-1611) |
Dixit Maria |
Hans Leo Hassler (1564-1612) |
Ave Maria |
Jacob Arcadelt (c.1514-1557) |
Messe de Notre Dame:
Ite missa est |
Guillaume de Machaut (1300-1377) |
Santa Maria amar
(Cantigas de Santa Maria) |
Alfonso El Sabio (1230-1284)
|
Virgem Santa Maria
(Cantigas de Santa Maria) |
Alfonso El Sabio (1230-1284) |
Salve Virgen |
Pe. Luiz Iruarrizaga (1891-1928) |
Pero cantigas de loor |
Pe. Luiz Iruarrizaga (1891-1928)
|
Bogoroditse Devo |
Sergei Rachmaninov (1873-1943) |
Ave Maria op.45 n.1 |
Robert Franz (1815-1892) |
Virga Jesse |
Anton Bruckner (1824-1896) |
Mãezinha do céu |
tradicional, arranjo: Roberto Rodrigues |
Barca Nova |
folclore, arranjo: Roberto Rodrigues |
A Hymn to the
Mother of God |
John Tavener (1944) |
Ave Maria |
Camargo Guarnieri (1907-1993) |
Rosemeire Moreira, soprano
Heloísa Junqueira, contralto
Rúben Araújo, tenor
Emanoel Velozo, tenor
Nibaldo Araneda, baixo
Roberto Rodrigues, regência
Agradecimentos:
Dom Manuel Parrado Carral, Bispo Auxiliar de São Paulo
Pe. Peter Fenech e toda sua equipe de funcionários e colaboradores na
Paróquia Assunção de Nossa Senhora
Fernanda Rocha
outubro - 2004
IX
Festival de Música Sacra de São Paulo
17 de outubro,
domingo, 20h
Catedral Evangélica de São Paulo
Rua Nestor Pestana
152 - Centro
ENTRADA FRANCA
PROGRAMA
Alma redemptoris mater |
Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525-1594) |
Assumpta est Maria |
Gregor Aichinger (1564-1628) |
Pero Cantigas de loor |
Pe. Luiz Iruarrizaga (1891-1928)
Alfonso El Sabio (1230-1284)
|
Ave Maria |
Camargo Guarnieri (1907-1993) |
A Hymn to the Mother of God |
John Tavener (1944) |
Mãezinha do Céu /
Barca nova |
tradicionais - arranjo: Roberto Rodrigues |
Chorale after an old French Carol |
Benjamin Britten (1913-1976) |
Rosemeire Moreira, soprano
Fabiana Portas, mezzo soprano
Rúben Araújo, tenor
Clarice Cast, percussão
Lúcia Caruso, castanholas
Roberto Rodrigues, regência
Na mesma noite se apresentaram:
Madrigal do Carmo de Mogi das Cruzes
regente: Guilherme Faria
Grupo ACORDAVOCAL, Coral da Faculdade de Medicina USP
regente: Déborah Rossi
Neste concerto distribuímos marcadores de livro com a logomarca do Audi
Coelum, contendo nosso endereço na web e a pauta musical com o início
do concerto 'audi coelum' do 'Vespro della Beata Vergine', de Claudio Monteverdi.
Agradecimentos:
Collegium Musicum de São Paulo / regente: Abel Rocha
APARC - Associação Paulista de Regentes Corais / presidente: Eduardo
Fernandes
Catedral Evangélica de São Paulo / diretor musical: Carlos Eduardo Vieira
Paróquia Assunção de Nossa Senhora / pároco: Pe. Peter Fenech, pelo local
cedido para ensaios
Colégio Maria Imaculada / Madre Carmen De Ciccio, pelo local cedido para ensaio
Polícia Militar do Estado de São Paulo
Comando de Policiamento de Área Metropolitano - 1
Coronel Luís Carlos Costa
Fernanda Rocha
Luiz Sampaio
Luis Fernando Carbonari
novembro - 2004
Música na Capela Sistina
Neste programa apresentamos obras de compositores que trabalharam na Capela
Sistina do Vaticano durante o Renascimento, como Palestrina,
Morales, Allegri e Arcadelt.
Já que muitos destes nomes atuaram como mestres-de-capela, aproveitamos para
homenagear os dois últimos mestres-de-capela da Sé de São Paulo: o
maestro Fúrio Franceschini, cujo centenário da chegada ao Brasil
comemoramos em novembro de 2004, e o Pe. João Lyrio Tallarico.
É importante mencionar uma incrível coincidência: A Missa Papae Marcelli
(a 6 vozes) foi cantada pela primeira vez em São Paulo no dia 22 de novembro de
1911, exatos 93 anos antes de nossa apresentação, e justamente no mesmo
local, a Igreja de Santa Cecília. A regência: Furio Franceschini.
O Miserere de Allegri ficou muito conhecido por ter, durante muito
tempo, sua execução proibida fora da Capela Sistina, sob pena de excomunhão. Aos
12 anos, Mozart é levado pelo seu pai, Leopold, para ver a cerimônia da
sexta-feira santa nesta capela, e voltando para casa escreve este Miserere (a 8)
de memória.
20 de novembro, sábado, 20h
Capela do Colégio Nossa Senhora de Sion
Av. Higienópolis 983 - Higienópolis (São Paulo-SP)
22 de novembro, segunda-feira, 20h
Dia do Músico / Dia de Santa Cecília
Paróquia Santa Cecília
Largo Santa Cecília s/n - Santa Cecília (São Paulo - SP)
(metrô Santa Cecília)
ENTRADA FRANCA
PROGRAMA
Alma redemptoris mater |
Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525-1594) |
Missa Papae Marcelli
Kyrie
Gloria
Sanctus
Benedictus
Agnus Dei I
Agnus Dei II |
Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525-1594) |
Ave Maria |
Jacob Arcadelt (c.1505-1568) |
Alleluia, Christus surrexit |
Felice Anerio (c.1560-1614 |
Peccantem me quotidie |
Cristóbal de Morales (c.1500-1553) |
Miserere |
Gregorio Allegri (1582-1652) |
Veni Creator Spiritus |
Furio Franceschini (1880-1976) |
Canto para a Festa de Santa Cecília |
Pe. João Lyrio Tallarico (1922) |
Motete à Virgem Santíssima
e Mãe nossa queridíssima |
Pe. João Lyrio Tallarico (1922) |
Miserere - Coro II
Claudia Habermann, soprano I
Roxana Kostka, soprano II
Fabiana Portas,
mezzo soprano
Diógenes Gomes, baixo
Marcelo Queiroz, regente
SOPRANOS
** Claudia Habermann
* Clarty Bacic C. Galvão
Dirma Dias Baptista
Fátima R. Pereira da Rocha
Helena Tamae Yamada
**
Juliana Damião Christmann
Lucia Aya Shimizu
* Luciana Platero
Márcia Maria S. Araujo
Maria José Pavão
Maria Regina C. de Souza Rosana Cabral Amado
**
Roxana Kostka
Sílvia Navarro
Suzana Anita Saccardo
Vera L. K. Katayama Gushi |
CONTRALTOS
Beatriz Brejon
Cátia Mari Matsuo *
Eva Glenk *
Fabiana Portas **
Fátima Luz
Fernanda Cardona
Isabel Vidigal
Katy Adelaide Nery
Marcia Hein
Márcia Keiko
Maria Nazareth Cardoso
Regina Peres
Simone P. Cirino de Almeida
Vanderlene Arradi |
TENORES
André Pavão
* Cláudio Rufino Martins
**
Emanoel Velozo
* Guilherme Bracco
João Ricardo da Cruz Oliveira
* Marcelo Dias Passos
* Marcelo Queiroz
* Renato Machado Zaia
Ronaldo Assef |
BAIXOS
Arnaldo Santa Rosa
Carlos A. Lourenço
Diógenes Gomes **
Fernando Leite *
Gilberto Perissinotto
Joel Crespin
José Luiz Pimenta
Leonardo Tsuyoshi Ueno *
Luís César Oliva *
Otávio Simões *
Rafael Palace Luz *
Sérgio Sesiki
Tiago José Risi Leme * |
* Missa Papae Marcelli
** cantores convidados
Agradecimentos:
Pe. Alfredo Nascimento Lima - Paróquia Santa Cecília
Irmã Irene Borges - Colégio Nossa Senhora de Sion
Maria Helena Freire Braga - Colégio Nossa Senhora de Sion
Maria José Moura Abreu - Colégio Nossa Senhora de Sion
Cel. Luis Carlos Costa - Polícia Militar do Estado de São Paulo
Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês
Luis Fernando Carbonari
Dr. Manoel Antonio Franceschini
Pe. João Lyrio Tallarico
Fernanda Rocha
Ângela Maria Ragnelli
Deborah Navarro
Felipe Canteiro Nogueira Cobra
Apoio Cultural:
Este programa teve outra atividade paralela, a palestra: 'Música
na Capela Sistina'
dezembro - 2004
Alessandro Scarlatti & Marc-Antoine Charpentier
02 de dezembro, quinta-feira, 20h
Mosteiro de São Bento
Largo São Bento s/n - Centro (São Paulo - SP)
05 de dezembro, domingo, 20h
Santuário do Sagrado Coração de Jesus
Largo Coração de Jesus 154 - Campos Elíseos (São Paulo - SP)
ENTRADA FRANCA
PROGRAMA
Noëls pour les instruments:
1. Les bourgeois de Châtres
2. O Créateur
3. Outre noël
4. Or nous dites Marie
5. Ou s'en vont ces gays bergers |
Marc-Antoine Charpentier
(1643-1704) |
Cantata Pastoral:
Non sò qual più m'ingombra |
Alessandro Scarlatti (1660-1725) |
Cantata Pastoral:
O di Betlemme altera |
Alessandro Scarlatti (1660-1725) |
Estas duas cantatas de Scarllati são chamadas de pastorais por terem
um de seus movimentos (partes) em ritmo pastoral. A pastoral
representa, na música, a adoração dos pastores a Jesus. A origem
desta associação vem da Itália, desde a idade média, quando em presépios
vivos (invenção de São Francisco de Assis) os pastores eram chamados a
representarem a si próprios, acompanhando suas ovelhas com flautas e gaitas
de fole, sempre tocando em seu andamento e ritmo característicos, em
compasso binário composto.
Muitas pastorais foram compostas a partir desta referência, como
Greensleaves e Stille Nacht (Noite Feliz, de Franz Gruber).
Outras grandes obras apresentam movimentos em pastoral, como o Messias
de Handel (Pifa), o Oratório de Natal de Bach
(sinfonia) e o Concerto fatto per la notte di natale de Corelli
(largo).
Rosemeire Moreira, soprano
Fabiana Portas, mezzo soprano
Matthew Thorpe, violino
Tatiana Vinogradova, violino
Paulo César Paschoal, violino
Winston Ramalho, violino
Peter Pas, viola
Marialbi Trisolio, violoncelo
Silvana Scarinci, teorba
Michel de Souza, órgão portativ
Roberto Rodrigues, regência
Agradecimentos:
Dom Adriano Bellini - Mosteiro de São Bento
Irmão Plácido - Mosteiro de São Bento
Pe. Vicente Guedes - Santuário do Sagrado Coração de Jesus
Cel. Luis Carlos Costa - Polícia Militar do Estado de São Paulo
Ângela Maria Ragnelli - Porto Seguro Seguros
Deborah Navarro - Melhoramentos
Felipe Canteiro Nogueira Cobra - Melhoramentos
Luis Fernando Carbonari
Luiz Sampaio
Marc-Antoine Charpentier - 300 anos
Antiennes 'O' de l'Avent
Noëls pour les instruments
Offerte
O Amor - prelude et elevation
Messe de Minuit pour Noël
Em 2004 lembramos os 300 anos de morte de Marc-Antoine Charpentier,
um dos maiores músicos franceses. As partituras destas obras foram trazidas para
São Paulo com a colaboração dos cantores Nibaldo Araneda, Daniel Issa
e Marcio Holanda (estes dois últimos residentes na Europa).
As 7 Antífonas 'Ó' do Advento têm esse nome pelo texto sempre
começar com a exclamação Oh. São cantadas antes do magnificat, nas
vésperas dos sete dias que antecedem o natal. No final destes textos também é
sempre clamado: Veni (Venha!).
Na partitura autógrafa, Charpentier indica que entre elas sejam tocados os
Nöels para instrumentos, arranjados pelo próprio autor. São canções
tradicionais natalinas muito conhecidas na época. Antes das Antífonas,
Charpentier coloca um número introdutório, a 'saudação' O salutaris hostia.
Estas Antiennes foram escritas para várias formações, predominando 3
vozes masculinas e contínuo, e chegando até 4 vozes mistas, cordas e contínuo.
Durante o concerto, uma vela era acesa antes de cada movimento, simbolizando a
expectativa do nascimento do Messias, expressa nestas antífonas. Ascenderam
estas velas:
-
Eleni Cervera, da Companhia Melhoramentos
-
Emilce Santa Rosa, colaboradora do Audi Coelum
-
Simone Cirino e João Oliveira, da Porto Seguro Seguros
-
Pe. Vicente Guedes, pároco do Santuário do Sagrado Coração de Jesus
-
Renata Ferraz, psicóloga, contralto do grupo e portadora de deficiência
física
-
o casal Sérgio e Marinês Sesiki
-
o garoto Francisco
A Missa de meia-noite do Natal tem suas partes escritas com temas de
vários nöels, o que a torna singela, graciosa e dotada de grande expressividade
popular. Durante o et incarnatus est do Credo - momento central da
missa, onde se anuncia a encarnação do Verbo - foi colocada uma imagem do menino
Jesus no centro das velas que foram acesas durante as antífonas. Após o
Sanctus colocamos a elevação O Amor, antecedida pelo respectivo
prelúdio instrumental.
Todas as obras deste programa foram apresentadas em primeira audição em
São Paulo.
16 de dezembro, quinta-feira, 20h
Mosteiro de São Bento
Largo São Bento s/n - Centro (São Paulo - SP)
19 de dezembro, domingo, 20h
Santuário do Sagrado Coração de Jesus
Largo Coração de Jesus 154 - Campos Elíseos (São Paulo - SP)
ENTRADA FRANCA
PROGRAMA
Noëls pour les instruments:
1.
Une jeune pucelle
2. O Créateur
3.
A la venue de
Noël
4.
Ou s’en vont ces gays bergers
5.
Le bourgeois
de Chatres
6.
Outre Noël
7.
Laissez paitre
vos bêtes
8.
Or nous dites
Marie |
Marc-Antoine Charpentier
(1643-1704) |
Antiennes "O" de l'Avent:
Salut de la
Veille des “O”: O salutaris hostia
I - O
Sapientia
II - O Adonai
III - O radix
Jesse
IV - O clavis
David
V - O oriens
splendor
VI - O Rex
gentium
VII - O
Emmanuel |
Marc-Antoine Charpentier
(1643-1704) |
Offerte
|
Marc-Antoine Charpentier
(1643-1704) |
Prelude & Motete 'O Amor' - elevation |
Marc-Antoine Charpentier
(1643-1704) |
Messe de Minuit pour Noël |
Marc-Antoine Charpentier
(1643-1704) |
Viviana Casagrandi, soprano
Juliana Damião Christmann, soprano
Fabiana Portas, mezzo soprano
Rúben Araújo, tenor
Fabio Vianna Peres, tenor
Nibaldo Araneda, baixo
Artur Huf, violino
Gheorghe Voicu, violino
Rafael Bion Loro, violino
Álvaro Davi Peterlevtz, violino
André Sanches Nunes, violino
Winston Ramalho, violino
Peter Pas, viola
Lara Ziggiatti Monteiro, violoncelo
Marialbi Trisolio, violoncelo
Tibô Delor, contrabaixo
Patrícia Michelini, flauta doce
David Castelo, flauta doce
Silvana Scarinci, teoria
Kenny Simões, órgão portativ
Roberto Rodrigues, regência
Agradecimentos:
Daniel Issa
Marcio Soares Holanda
Dom Adriano Bellini - Mosteiro de São Bento
Irmão Plácido - Mosteiro de São Bento
Pe. Vicente Guedes - Santuário do Sagrado Coração de Jesus
Paróquia São Luís Gonzaga (empréstimo da imagem do Menino Jesus)
Cel. Luis Carlos Costa - Polícia Militar do Estado de São Paulo
Ismael Caetano - Porto Seguro Seguros
Ângela Maria Ragnelli - Porto Seguro Seguros
Deborah Navarro - Melhoramentos
Felipe Canteiro Nogueira Cobra - Melhoramentos
Luis Fernando Carbonari
Luiz Sampaio
Apoio Cultural:
Natal a cappella
23 de dezembro, quinta-feira, 15h30
Cia. Melhoramentos de São Paulo
(concerto fechado aos funcionários da Melhoramentos)
[ concertos realizados - 2004 ] [ concertos realizados - 2005 ] [ concertos realizados - 2006 ]
[ concertos realizados - 2007 ] [ concertos realizados - 2008 ] [ concertos realizados - 2009 ]
|