www.audicoelum.mus.br

Concertos Realizados - 2005

maio / junho - 2005

flyer do programa 'Eucaristia'

Ευχαριστία / Eucaristia
 

06 de maio, sexta-feira, 20h30
Paróquia São Gregório Iluminador (Catedral Armênia Católica)
Av. Tiradentes 718 - Bom Retiro

13 de maio, sexta-feira, 20h30

Dia de Nossa Senhora de Fátima
Igreja Nossa Senhora do Paraíso (Catedral Greco-Melquita)
Rua do Paraíso 21 - Paraíso

 

05 de junho, domingo, 20h

Catedral Evangélica de São Paulo

R. Nestor Pestana 152 - Centro


 

ENTRADA FRANCA

 

PROGRAMA

 

 

Pange lingua

gregoriano

Tantum ergo

Tomás Luis de Victoria (1548-1611)

Il mietitore

canto popular italiano

arranjo: Pe. João Lyrio Tallarico

O salutaris Hostia

Pierre de La Rue (c.1460-1518)

Jesus dulcis memoria

Tomás Luis de Victoria (1548-1611)

All'elevazione (órgão solo)

Domenico Zipoli (1688-1726)

O sacrum convivium

Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736)

Sacris Solemniis

Claudio Casciolini (1697-1760)

O veneranda Trinitas

Jacob Handl (Gallus) (1550-1591)

O sacrum convivium

Ludovico Viadana (c.1560-1627)

Ave verum

Peter Philips (1560/61-1628)

Der voghormiá

Gomidás Vartabed (1869-1935)

Surp

Gomidás Vartabed (1869-1935)

Marmín derunagán

Magar Iegmalian

Communion (órgão solo)

Alexandre Guilmant (1837-1911)

Tantum ergo

Gabriel Fauré (1845-1924)

Eu te adoro, Hóstia divina

canto tradicional,

arranjo: Furio Franceschini

Ave verum

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)

Cantemos al amor de los amores

Ignacio Busca de Sagastizábal

Fica, bom Jesus

Pe. Luiz Iruarrizaga (1891-1928)

O salutaris Hostia

Gioachino Rossini (1792-1868)

!Ea, peregrinos¡

Matías Durango (1636-1698)

 

Eucaristia , palavra de origem grega que significa 'agradecimento', foi o tema escolhido para o programa de primeiro aniversário do Audi Coelum. Os concertos foram próximos ao dia de Corpus Christi e também ilustraram o Ano da Eucaristia, declarado por João Paulo II, de outubro de 2004 à outubro de 2005.

 

A Eucaristia é algo que agrega todas as igrejas cristãs, seja no sacramento ou na imagem do Cristo como cordeiro pascal da nova aliança. Esta lembrança é abordada de inúmeras formas pelo repertório escolhido. No início, o Pange lingua, texto de São Tomás de Aquino, conclama: 'Canta, minha língua!'. Além de outros textos latinos, estão presentes obras tradicionais: Eu te adoro, Hóstia divina, Cantemos a Jesus Sacramentado, (hino do congresso eucarístico de 1911, em Madri) e Il mietitore, referente aos colhedores do trigo, do qual é tirada a farinha para se fazer a hóstia. Hóstia, do latim, significa 'vítima'.

 

Para vozes masculinas foram apresentadas Sacris Solemniis e O veneranda Trinitas (obras que eram cantadas no Seminário Central do Ipiranga, que chegaram a nós por doação do Sr. Luís Cunha) e Surp, que é o Santo, em armênio.

 

Surp: Santo (partitura em armênio)

 

Outras obras armênias homenagearam os 70 anos da presença da comunidade católica armênia no Brasil e a lembrança dos 90 anos do genocídio perpetrado pelo Império Otomano, onde 1 milhão e meio de armênios perderam suas vidas. No concerto inaugural contamos com as presenças de Dom Vartan Boghossian, Bispo da Igreja Católica Armênia, e de Dom Datev Karibian, Bispo da Igreja Apostólica Armênia.

 

concerto Catedral Armênia - foto: Luis Fernando Carbonari

 

Do padre basco Luiz Iruarrizaga cantamos Fica, bom Jesus, para vozes e órgão, comovente obra litúrgica dividida em três partes: o canto das almas, a súplica (trio feminino a cappella) e a resposta de Jesus, para solo de barítono. Originalmente em espanhol, utilizamos a versão em português escrita pelo irmão do compositor, Pe. Crescêncio Iruarrizaga, também missionário claretiano, que trabalhou no Santuário do Imaculado Coração de Maria (no bairro de Higienópolis, em São Paulo).

 

Dois concertos foram realizados em igrejas cristãs de rito oriental: a Catedral Greco-Melquita e a Catedral Armênia Católica. O terceiro concerto, e comemoração oficial do aniversário do Audi Coelum, ocorreu na Catedral Evangélica de São Paulo, contando com obras para órgão solo, e também acompanhadas pelo instrumento. No átrio da Catedral Evangélica foi montada uma exposição ilustrando este primeiro ano de atividades, com fotos de Rodrigo Rabelo e Luis Fernando Carbonari.

 

Juliana Damião Christmann, soprano

Marcia Diniz Costa, soprano

Fabiana Portas, mezzo soprano

Emanoel Velozo, tenor

Diógenes Gomes, baixo

 

cantora convidada:

Priscilla Borges, soprano

 

Kenny Simões, órgão
 

participações especiais:

Patrícia Michelini, Marcelo Queiroz - flautas

Edilson de Lima - guitarra francesa

Clarice Cast - percussão

Lúcia Caruso - castonholas

 

Roberto Rodrigues, regência

 

 

Agradecimentos:

Dom Fares Maakaroun

Arcebispo Greco-Melquita Católico do Brasil

Dom Vartan Waldir Borghossian

Exarca Apostólico Armênio da América Latina

Carlos Eduardo Vieira

Catedral Evangélica de São Paulo

Coronel Washington Luiz Gaiotto

Polícia Militar do Estado de São Paulo

Comando de Policiamento de Área Metropolitano

Sérgio Sesiki - Melhoramentos Papéis

Deborah Navarro - Melhoramentos Papéis

Felipe Canteiro Nogueira Cobra - Melhoramentos Papéis

Ismael Domingues Caetano - Porto Seguro Seguros

Daniel Pacheco - Vivo

Ilan Turteltaub - Rairp Gráfica

Luis Fernando Carbonari

Ana Maria Gomes

Emilce Santa Rosa

Júlia Santa Rosa

Fátima Luz

Fernanda Rocha

Marinês Abrahão

 

Apoio Cultural:

 

conheça o Instituto VIVO

 

 


junho - 2005

 

cartaz da V Mostra Mackenzie de Música Sacra

 

V Mostra Mackenzie de Música Sacra

14 de junho, terça-feira, 20h

Auditório da Escola Americana - prédio 29

Rua Itambé 45 - Higienópolis

A V Mostra Mackenzie de Música Sacra, organizada pela Divisão de Arte e Cultura do Mackenzie no Auditório da Escola Americana, contou nesta noite com a participação do Audi Coelum, do Coral UATU Mackenzie (regência de Júnia Chagas) e do Coral Evangélico de São Paulo (regência de Dorotéa Kerr). Também foram executadas obras para órgão a 4 mãos, com os organistas Nelson Silva e Dorotéa Kerr. O Audi Coelum apresentou uma seleção do programa 'Eucaristia'

 

 

 


julho - 2005

 

flyer Música Vocal na Idade Média

 

Programa

 

Pater noster / gregoriano

Nunc gaudeant materna / Hildegard von Bingen (1098-1179)

Cunctipotens genitor / anônimo (vários)

Beata viscera / falsobordão (Worcester)

Omnes curat homo / anônimo de St. Martial

Viderunt (conductus, quadruple) Perotin (séculos XII / XIII)

Aleluia nativitas (organum) / Perotin (séculos XII / XIII)

Imperayritz de la ciutat joyosa / Llibre Vermell de Montserrat

Mariam matrem virginem / Llibre Vermell de Montserrat

        In Rama sonat gemitus / anônimo, Wolfenbüttel Collection 677

        Ja nus hons pris / Richard Coeur-de-Lion (1157-1199)

        Ir me quería yo / anônimo sefardita

        Palästinalied / Walther von der Vogelweide (c.1.170-c.1230)

        Ondas do mar de Vigo / Martin Codax

        Chanterai por mon corage / Guiot de Dijon

Robin m'aime / Adam de la Halle (c.1237-1288)

Robin m'aime / Mout me fu grief / Portare / Adam de la Halle (c.1237-1288)

Prenés i gardes / Guillaume d'Amiens

S’on me regarde / Prenés i gardes / Hé! mi enfant / anônimo, Montpellier Codex

Amor potest conqueri / Ad amorem sequitur / anônimo, Montpellier Codex

Messe de Notre Dame / Kyrie / Guillaume de Machaut (c.1300-1377)

Rose, liz, printemps, verdure / Guillaume de Machaut (c.1300-1377)

Ther is no rose / anônimo inglês

Si dolce non sono / Francesco Landini (c.1325-1397)

Quam pulcra es / John Dunstable (séculos XIV / XV)

Virgen Santa Maria / Cantigas de Santa Maria (no 47) Afonso X, el sabio

Pero cantigas de loor / Cantigas de Santa Maria  (no 400) Afonso X, el sabio

 

Para este projeto preparamos notas do programa, abordando o contexto de cada obra e apresentando os principais elementos musicais deste período. Veja:

 

 

[ Notas do Programa ]

 

 

solistas:

 

Rosemeire Moreira, soprano

Juliana Damião Christmann, soprano

Fabiana Portas, mezzo-soprano

Vânia Pajares, contralto & castanholas

Emanoel Velozo, tenor

Rúben Araújo, tenor

Guilherme Bracco, tenor e percussão

Diógenes Gomes, baixo

Silas de Oliveira, baixo

Rafael Palace Luz, chantre

Marcelo Queiroz, flauta e percussão

 

Roberto Rodrigues, regência e direção musical

 

Coro

Alessandra Ferrari Nascimento
André Pavão
Arnaldo Santa Rosa
Cátia Mari Matsuo
Claudio Rufino Martins
Diógenes Gomes
Diogo Lembo
Emanoel Velozo
Fabiana Portas
Fátima Rocha
Fernando José Real Leite
Guilherme Bracco
Joel Crespin
José Luiz Pimenta
Juliana Damião Christmann
Leonardo Tsuyoshi Ueno
Marcelo Dias Passos
Marcelo Queiroz
Rafael Palace Luz
Rosemeire Moreira
Roberto Rodrigues
Rúben Araújo
Sérgio Sesiki
Silas de Oliveira
Tiago Kaltenbacher
Vânia Pajares
 

17 de julho, domingo, 20h

Santuário do Sagrado Coração de Jesus

Largo Coração de Jesus 154 - Campos Elíseos

 

 

Agradecimentos:

Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Pe. Vicente Guedes

Editora Salesiana, Pe. Ailton António dos Santos

José de Souza e Mello Werneck

Júnia Guimarães Botelho

Jean-Marc Muller

Gabriele Franke

Fátima Luz

Emilce Santa Rosa

Ilan Turteltaub

Porto Seguro Seguros

Paróquia São Luís Gonzaga, Pe. Melchert, pelo empréstimo da matraca

Luis Fernando Carbonari

 

 

 

Apoio Cultural:

 

 

 

 


outubro - 2005

X Festival de Música Sacra

 

 

Programa

 

Aleluia nativitas (organum) / Perotin (séculos XII / XIII)

Nunc gaudeant materna / Hildegard von Bingen (1098-1179)

Viderunt (conductus, quadruple) Perotin (séculos XII / XIII)

Cunctipotens genitor / anônimo (vários)

Omnes curat homo / anônimo de St. Martial

Mariam matrem virginem / Llibre Vermell de Montserrat

Ir me quería yo / anônimo sefardita

Palästinalied / Walther von der Vogelweide (c.1.170-c.1230)

Messe de Notre Dame / Kyrie / Guillaume de Machaut (c.1300-1377)

Quam pulcra es / John Dunstable (séculos XIV / XV)

Pero cantigas de loor / Cantigas de Santa Maria  (no 400) Afonso X, el sabio

Virgen Santa Maria / Cantigas de Santa Maria (no 47) Afonso X, el sabio

Na mesma noite se apresentou:

Collegium Musicum de São Paulo

regente: Abel Rocha

 

 

solistas:

 

Rosemeire Moreira, soprano

Fabiana Portas, mezzo-soprano

Vânia Pajares, contralto & castanholas

Emanoel Velozo, tenor

Rúben Araújo, tenor

Guilherme Bracco, tenor e percussão

Diógenes Gomes, baixo

Silas de Oliveira, baixo

Rafael Palace Luz, chantre

Marcelo Queiroz, flauta e percussão

 

Roberto Rodrigues, regência e direção musical

 

Coro

Alessandra Ferrari Nascimento
André Pavão
Arnaldo Santa Rosa
Cátia Mari Matsuo
Diógenes Gomes
Diogo Lembo
Emanoel Velozo
Fabiana Portas
Fátima Rocha
Fernando José Real Leite
Guilherme Bracco

José de Souza e Mello Werneck
José Luiz Pimenta
Juliana Damião Christmann
Marcelo Dias Passos
Marcelo Queiroz
Rafael Palace Luz
Rosemeire Moreira
Rúben Araújo
Sérgio Sesiki
Silas de Oliveira
Tiago Kaltenbacher
Vânia Pajares
 

23 de outubro, domingo, 20h

Catedral Evangélica de São Paulo

R. Nestor Pestana 152 - Centro

 

 

Agradecimentos:

Collegium Musicum de São Paulo / mestro Abel Rocha

Catedral Evangélica de São Paulo

Luis Fernando Carbonari

 

Apoio Cultural:

 

          

 

 

 


 

 

Música Vocal na Idade Média / Audi Coelum

 

Programa

 

Pater noster / gregoriano

Nunc gaudeant materna / Hildegard von Bingen (1098-1179)

Cunctipotens genitor / anônimo (vários)

Beata viscera / falsobordão (Worcester)

Omnes curat homo / anônimo de St. Martial

Viderunt (conductus, quadruple) Perotin (séculos XII / XIII)

Aleluia nativitas (organum) / Perotin (séculos XII / XIII)

Imperayritz de la ciutat joyosa / Llibre Vermell de Montserrat

Mariam matrem virginem / Llibre Vermell de Montserrat

        In Rama sonat gemitus / anônimo, Wolfenbüttel Collection 677

        Ja nus hons pris / Richard Coeur-de-Lion (1157-1199)

        Ir me quería yo / anônimo sefardita

        Palästinalied / Walther von der Vogelweide (c.1.170-c.1230)

        Ondas do mar de Vigo / Martin Codax

        Chanterai por mon corage / Guiot de Dijon

Robin m'aime / Adam de la Halle (c.1237-1288)

Robin m'aime / Mout me fu grief / Portare / Adam de la Halle (c.1237-1288)

Prenés i gardes / Guillaume d'Amiens

S’on me regarde / Prenés i gardes / Hé! mi enfant / anônimo, Montpellier Codex

Amor potest conqueri / Ad amorem sequitur / anônimo, Montpellier Codex

Messe de Notre Dame / Kyrie / Guillaume de Machaut (c.1300-1377)

Rose, liz, printemps, verdure / Guillaume de Machaut (c.1300-1377)

Ther is no rose / anônimo inglês

Si dolce non sono / Francesco Landini (c.1325-1397)

Quam pulcra es / John Dunstable (séculos XIV / XV)

Virgen Santa Maria / Cantigas de Santa Maria (no 47) Afonso X, el sabio

Pero cantigas de loor / Cantigas de Santa Maria  (no 400) Afonso X, el sabio

 

Para este projeto preparamos notas do programa, abordando o contexto de cada obra e apresentando os principais elementos musicais deste período. Veja:

 

 

[ Notas do Programa ]

 

solistas:

 

Rosemeire Moreira, soprano

Juliana Damião Christmann, soprano

Fabiana Portas, mezzo-soprano

Vânia Pajares, contralto & castanholas

Emanoel Velozo, tenor

Rúben Araújo, tenor

Guilherme Bracco, tenor e percussão

Diógenes Gomes, baixo

Silas de Oliveira, baixo

Rafael Palace Luz, chantre

Marcelo Queiroz, flauta e percussão

 

Roberto Rodrigues, regência e direção musical

 

Coro

Alessandra Ferrari Nascimento
André Pavão
Arnaldo Santa Rosa
Cátia Mari Matsuo
Diógenes Gomes
Diogo Lembo
Emanoel Velozo
Fabiana Portas
Fátima Rocha
Fernando José Real Leite
Guilherme Bracco

José de Souza e Mello Werneck
José Luiz Pimenta
Juliana Damião Christmann
Marcelo Dias Passos
Marcelo Queiroz
Rafael Palace Luz
Rosemeire Moreira
Rúben Araújo
Sérgio Sesiki
Silas de Oliveira
Tiago Kaltenbacher
Vânia Pajares
 

30 de outubro, domingo, 20h30

Paróquia Santa Teresinha

R. Maranhão 617 - Higienópolis

 

 

Agradecimentos:

Frei João / Paróquia Santa Teresinha

Pe. Melchert / Paróquia São Luís Gonzaga

Sérgio Sesiki - Melhoramentos Papéis

Deborah Navarro - Melhoramentos Papéis

Felipe Canteiro Nogueira Cobra - Melhoramentos Papéis

Ismael Domingues Caetano - Porto Seguro Seguros

Ilan Turteltaub

Fátima Luz

Isabel Vidigal

Luis Fernando Carbonari

 

 

 

Apoio Cultural:

 

          

 


 

 

 

Rosemeire Moreira, soprano
Juliana Damião, soprano
Fabiana Portas, mezzo-soprano
Guilherme Bracco, tenor
Rúben Araújo, tenor
Silas de Oliveira, baixo
Carlos Eduardo Vieira, baixo

David Castelo, flautas doce
Marcelo Queiroz, flautas doce, voz
Patrícia Michelini, flautas doce, voz e percussão
Rosimary Parra Gomes, alaúde
José Olmiro Borges, viola da gamba

Roberto Rodrigues, direção musical e regência

 

Programa

Asperges me

Hernando Franco (1532-1585)

Pues que tu, reina del cielo

Juan del Encina (1468-c.1529)

Peccantem me quotidie

Cristóbal de Morales (c.1500-1553)

Antes que comais a Dios

Francisco Guerrero (1528-1599)

Ave regina coelorum

Alonso Lobo (c.1555-1617)

Gaude Maria virgo

Tomás Luis de Victoria (1548-1611)

Regina Coeli

Cristóbal de Morales (c.1500-1553)

O virgen, quand’os miro

Francisco Guerrero (1528-1599)

Repleti sunt omnes

Juan Esquivel (c.1563-após 1613)

Ay mi Dios

Pedro de Cristo (c.1450-1618)

Virgen bendita

Pedro de Escobar (c.1465-após 1535)

O magnum mysterium

Tomás Luis de Victoria (1548-1611)

Pues mi Dios ha nacido

Matias de Durango (1636-1698)

Santa Maria (In ilhuicac cihuapille

Anônimo (em língua indígena)

Convidando está la noche

Juan Garcia de Zéspedes (c.1619-1678)

 

10 e 17 de dezembro, 12h30

entrada franca

 

Centro Cultural Banco do Brasil

R. Álvares Penteado 112 - Centro

(esquina com Rua da Quitanda)

 

 

Agradecimentos:

Pe. Vicente Guedes / Santuário do Sacrado Coração de Jesus

Carlos Eduardo Vieira / Catedral Evangélica de São Paulo

Banco do Brasil

David Castelo

 


 

Natal a cappella

 

16 de dezembro, 11h

entrada franca

 

Capela da Santa Casa de Misericórdia

R. Cesário Motta Júnior 112 - Vila Buarque

 

patrocínio: Companhia Melhoramentos

 

 

 

 


 

[ concertos realizados - 2004 ] [ concertos realizados - 2005 ] [ concertos realizados - 2006 ]

[ concertos realizados - 2007 ] [ concertos realizados - 2008 ] [ concertos realizados - 2009 ]