|
|
Concertos Realizados - 2005
maio / junho - 2005 Ευχαριστία / Eucaristia
PROGRAMA
Eucaristia , palavra de origem grega que significa 'agradecimento', foi o tema escolhido para o programa de primeiro aniversário do Audi Coelum. Os concertos foram próximos ao dia de Corpus Christi e também ilustraram o Ano da Eucaristia, declarado por João Paulo II, de outubro de 2004 à outubro de 2005.
A Eucaristia é algo que agrega todas as igrejas cristãs, seja no sacramento ou na imagem do Cristo como cordeiro pascal da nova aliança. Esta lembrança é abordada de inúmeras formas pelo repertório escolhido. No início, o Pange lingua, texto de São Tomás de Aquino, conclama: 'Canta, minha língua!'. Além de outros textos latinos, estão presentes obras tradicionais: Eu te adoro, Hóstia divina, Cantemos a Jesus Sacramentado, (hino do congresso eucarístico de 1911, em Madri) e Il mietitore, referente aos colhedores do trigo, do qual é tirada a farinha para se fazer a hóstia. Hóstia, do latim, significa 'vítima'.
Para vozes masculinas foram apresentadas Sacris Solemniis e O veneranda Trinitas (obras que eram cantadas no Seminário Central do Ipiranga, que chegaram a nós por doação do Sr. Luís Cunha) e Surp, que é o Santo, em armênio.
Outras obras armênias homenagearam os 70 anos da presença da comunidade católica armênia no Brasil e a lembrança dos 90 anos do genocídio perpetrado pelo Império Otomano, onde 1 milhão e meio de armênios perderam suas vidas. No concerto inaugural contamos com as presenças de Dom Vartan Boghossian, Bispo da Igreja Católica Armênia, e de Dom Datev Karibian, Bispo da Igreja Apostólica Armênia.
Do padre basco Luiz Iruarrizaga cantamos Fica, bom Jesus, para vozes e órgão, comovente obra litúrgica dividida em três partes: o canto das almas, a súplica (trio feminino a cappella) e a resposta de Jesus, para solo de barítono. Originalmente em espanhol, utilizamos a versão em português escrita pelo irmão do compositor, Pe. Crescêncio Iruarrizaga, também missionário claretiano, que trabalhou no Santuário do Imaculado Coração de Maria (no bairro de Higienópolis, em São Paulo).
Dois concertos foram realizados em igrejas cristãs de rito oriental: a Catedral Greco-Melquita e a Catedral Armênia Católica. O terceiro concerto, e comemoração oficial do aniversário do Audi Coelum, ocorreu na Catedral Evangélica de São Paulo, contando com obras para órgão solo, e também acompanhadas pelo instrumento. No átrio da Catedral Evangélica foi montada uma exposição ilustrando este primeiro ano de atividades, com fotos de Rodrigo Rabelo e Luis Fernando Carbonari.
junho - 2005
V Mostra Mackenzie de Música Sacra
A V Mostra Mackenzie de Música Sacra, organizada pela Divisão de Arte e Cultura do Mackenzie no Auditório da Escola Americana, contou nesta noite com a participação do Audi Coelum, do Coral UATU Mackenzie (regência de Júnia Chagas) e do Coral Evangélico de São Paulo (regência de Dorotéa Kerr). Também foram executadas obras para órgão a 4 mãos, com os organistas Nelson Silva e Dorotéa Kerr. O Audi Coelum apresentou uma seleção do programa 'Eucaristia'
julho - 2005
Programa
Pater noster / gregoriano Nunc gaudeant materna / Hildegard von Bingen (1098-1179) Cunctipotens genitor / anônimo (vários) Beata viscera / falsobordão (Worcester) Omnes curat homo / anônimo de St. Martial Viderunt (conductus, quadruple) Perotin (séculos XII / XIII) Aleluia nativitas (organum) / Perotin (séculos XII / XIII)
Imperayritz de la ciutat joyosa / Llibre Vermell de Montserrat Mariam matrem virginem / Llibre Vermell de Montserrat
In Rama sonat gemitus / anônimo, Wolfenbüttel Collection 677 Ja nus hons pris / Richard Coeur-de-Lion (1157-1199) Ir me quería yo / anônimo sefardita Palästinalied / Walther von der Vogelweide (c.1.170-c.1230) Ondas do mar de Vigo / Martin Codax Chanterai por mon corage / Guiot de Dijon Robin m'aime / Adam de la Halle (c.1237-1288) Robin m'aime / Mout me fu grief / Portare / Adam de la Halle (c.1237-1288) Prenés i gardes / Guillaume d'Amiens S’on me regarde / Prenés i gardes / Hé! mi enfant / anônimo, Montpellier Codex Amor potest conqueri / Ad amorem sequitur / anônimo, Montpellier Codex Messe de Notre Dame / Kyrie / Guillaume de Machaut (c.1300-1377) Rose, liz, printemps, verdure / Guillaume de Machaut (c.1300-1377) Ther is no rose / anônimo inglês
Si dolce non sono / Francesco Landini (c.1325-1397) Quam pulcra es / John Dunstable (séculos XIV / XV) Virgen Santa Maria / Cantigas de Santa Maria (no 47) Afonso X, el sabio Pero cantigas de loor / Cantigas de Santa Maria (no 400) Afonso X, el sabio
Para este projeto preparamos notas do programa, abordando o contexto de cada obra e apresentando os principais elementos musicais deste período. Veja:
solistas:
Rosemeire Moreira, soprano Juliana Damião Christmann, soprano Fabiana Portas, mezzo-soprano Vânia Pajares, contralto & castanholas Emanoel Velozo, tenor Rúben Araújo, tenor Guilherme Bracco, tenor e percussão Diógenes Gomes, baixo Silas de Oliveira, baixo Rafael Palace Luz, chantre Marcelo Queiroz, flauta e percussão
Roberto Rodrigues, regência e direção musical
Agradecimentos:
Apoio Cultural:
outubro - 2005
Programa
Aleluia nativitas (organum) / Perotin (séculos XII / XIII) Nunc gaudeant materna / Hildegard von Bingen (1098-1179) Viderunt (conductus, quadruple) Perotin (séculos XII / XIII) Cunctipotens genitor / anônimo (vários) Omnes curat homo / anônimo de St. Martial
Mariam matrem virginem / Llibre Vermell de Montserrat
Ir me quería yo / anônimo sefardita Palästinalied / Walther von der Vogelweide (c.1.170-c.1230) Messe de Notre Dame / Kyrie / Guillaume de Machaut (c.1300-1377)
Quam pulcra es / John Dunstable (séculos XIV / XV) Pero cantigas de loor / Cantigas de Santa Maria (no 400) Afonso X, el sabio Virgen Santa Maria / Cantigas de Santa Maria (no 47) Afonso X, el sabio Na mesma noite se apresentou: Collegium Musicum de São Paulo regente: Abel Rocha
solistas:
Rosemeire Moreira, soprano Fabiana Portas, mezzo-soprano Vânia Pajares, contralto & castanholas Emanoel Velozo, tenor Rúben Araújo, tenor Guilherme Bracco, tenor e percussão Diógenes Gomes, baixo Silas de Oliveira, baixo Rafael Palace Luz, chantre Marcelo Queiroz, flauta e percussão
Roberto Rodrigues, regência e direção musical
Agradecimentos:
Apoio Cultural:
Programa
Pater noster / gregoriano Nunc gaudeant materna / Hildegard von Bingen (1098-1179) Cunctipotens genitor / anônimo (vários) Beata viscera / falsobordão (Worcester) Omnes curat homo / anônimo de St. Martial Viderunt (conductus, quadruple) Perotin (séculos XII / XIII) Aleluia nativitas (organum) / Perotin (séculos XII / XIII)
Imperayritz de la ciutat joyosa / Llibre Vermell de Montserrat Mariam matrem virginem / Llibre Vermell de Montserrat
In Rama sonat gemitus / anônimo, Wolfenbüttel Collection 677 Ja nus hons pris / Richard Coeur-de-Lion (1157-1199) Ir me quería yo / anônimo sefardita Palästinalied / Walther von der Vogelweide (c.1.170-c.1230) Ondas do mar de Vigo / Martin Codax Chanterai por mon corage / Guiot de Dijon Robin m'aime / Adam de la Halle (c.1237-1288) Robin m'aime / Mout me fu grief / Portare / Adam de la Halle (c.1237-1288) Prenés i gardes / Guillaume d'Amiens S’on me regarde / Prenés i gardes / Hé! mi enfant / anônimo, Montpellier Codex Amor potest conqueri / Ad amorem sequitur / anônimo, Montpellier Codex Messe de Notre Dame / Kyrie / Guillaume de Machaut (c.1300-1377) Rose, liz, printemps, verdure / Guillaume de Machaut (c.1300-1377) Ther is no rose / anônimo inglês
Si dolce non sono / Francesco Landini (c.1325-1397) Quam pulcra es / John Dunstable (séculos XIV / XV) Virgen Santa Maria / Cantigas de Santa Maria (no 47) Afonso X, el sabio Pero cantigas de loor / Cantigas de Santa Maria (no 400) Afonso X, el sabio
Para este projeto preparamos notas do programa, abordando o contexto de cada obra e apresentando os principais elementos musicais deste período. Veja:
solistas:
Rosemeire Moreira, soprano Juliana Damião Christmann, soprano Fabiana Portas, mezzo-soprano Vânia Pajares, contralto & castanholas Emanoel Velozo, tenor Rúben Araújo, tenor Guilherme Bracco, tenor e percussão Diógenes Gomes, baixo Silas de Oliveira, baixo Rafael Palace Luz, chantre Marcelo Queiroz, flauta e percussão
Roberto Rodrigues, regência e direção musical
Agradecimentos:
Apoio Cultural:
Rosemeire Moreira, soprano
David Castelo, flautas doce Programa
10 e 17 de dezembro, 12h30 entrada franca
Centro Cultural Banco do Brasil R. Álvares Penteado 112 - Centro (esquina com Rua da Quitanda)
Agradecimentos:
Natal a cappella
16 de dezembro, 11h entrada franca
Capela da Santa Casa de Misericórdia R. Cesário Motta Júnior 112 - Vila Buarque
patrocínio: Companhia Melhoramentos
[ concertos realizados - 2004 ] [ concertos realizados - 2005 ] [ concertos realizados - 2006 ] [ concertos realizados - 2007 ] [ concertos realizados - 2008 ] [ concertos realizados - 2009 ]
|